MITOS DA HIPNOSE

MITOS DA HIPNOSE

1 – A hipnose é causada pelo "poder" do hipnotizador?
Na verdade, apenas é hipnotizado quem "se permite" ser hipnotizado. A hipnose é fruto de interação e confiança. O que o hipnotizador precisa ter é criatividade, carinho e atenção da pessoa.

2 – Quem pode ser hipnotizado?
Longe de ser algo que só acontece com pessoas de mente fraca, a hipnose é algo que faz parte de nosso dia-a-dia. Pessoas com bom poder de concentração e mente criativa são os mais aptos a experimentar o estado hipnótico; entretanto, com vontade e trabalho em conjunto, praticamente todas as pessoas podem ser hipnotizadas.

A Hipnose e a Hipnoterapia, entretanto, não são indicadas para pessoas com síndromes epilépticas, psicóticos ou esquizofrênicos, pois poderia exacerbar seus sintomas

3 – O hipnotizador controla o desejo do paciente?
A pessoa é protegida pelo seu inconsciente de fazer qualquer coisa que não deseja. Caso ele  faça algo, é porque julgou inofensivo, ou por acreditar que aquilo possa ser útil no processo. Em casos de risco iminente ou se se sentir ameaçada, por exemplo, a pessoa sairá do transe automaticamente.

4 – A hipnose pode ser prejudicial à saúde?
Por ser um estado natural do cérebro, a hipnose não causa danos físicos ou mentais, sempre que praticada por pessoas competentes e bem-intencionadas. Estamos todos, inclusive, diversas vezes durante o dia, em um estado de transe natural e não percebemos.

5 – Pode-se tornar dependente de hipnose?
Não. A hipnose não é produto químico nem causa alterações fisiológicas no sentido de dependência. O objetivo dela é auxiliar a pessoa a se curar de forma íntima e natural.

6 – A pessoa pode não voltar do transe, ficar presa nele?
Não se volta de onde não se foi. A pessoa está presente e desperta - não está dormindo - durante todo o transe hipnótico. O máximo que pode acontecer é relaxar tanto que a pessoa adormece durante o processo e pode ser acordado normalmente.

7 – O sono é a hipnose?
Não. A hipnose não é sono. Embora se utilize normalmente as expressões "dormir" e "acordar" é apenas em um sentido figurado. Assim fica mais fácil para o cérebro compreender e colaborar no processo hipnótico. No sono estamos inconscientes, na hipnose sempre em estado de hiper consciência.

8 – A pessoa fica inconsciente em transe?
A hipnose é um estado de atenção focalizada. O que não quer dizer que você perca a consciência… Ela fica ciente de tudo que acontede ao seu redor e, por isso mesmo, não vai fazer nada que não faria em estado normal ou que a coloque em risco.

9 – Hipnose é relaxamento?
Hipnose pode ser induzida via relaxamento, bem como auxiliar no relaxamento; mas hipnose não é apenas relaxamento.

10 – Hipnose é terapia e regressão?
A hipnose não é uma terapia… é uma ferramenta utilizada por diversas especialidades terapêuticas. A Regressão é um dos muitos fenômenos que podem acontecer com a pessoa em transe, mas nem todo estado hipnótico ou evento hipnótico leva a regressão. Para haver regressão é necessário orientação e acompanhamento do hipnoterapeuta capacitado, bem como um objetivo positivo.

11– Uma pessoa hipnotizada revela seus segredos?
Não. A pessoa falará apenas o que quiser, O sujeito não fica a mercê do hipnotizador. Ele pode parar de falar, caso queira.

12 - Hipnose é meditação?
Não. Meditar é treinar a mente para relaxar; A hipnose leva a pessoa a um estado modificado de percepção que pode, na hipnoterapia, apresentar experiências que possibilitam tratar vários problemas emocionais.

13 - A pessoa em hipnose esquece de tudo?
Não. Muitas vezes, caso necessário, pode ser sugerido uma amnésia parcial; entretanto normalmente, ao emergir do transe hipnótico, a pessoa se lembra com grande clareza de tudo que aconteceu.

14 - Hipnose é considerada uma técnica esotérica?
Não. A hipnose é um fenômeno neurofisiológico legítimo, onde o funcionamento do cérebro possui características muito especiais, tais como relaxamento muscular, anestesia, dilatação da pupila e hipermnésia (reforço na memória). Durante o transe, acontecem realmente alterações no cérebro e isso já foi confirmado em uma pesquisa, por exames em voluntários através do encefalograma. Talvez no misticismo, exista um pouco de hipnose, mas na hipnose, não há nada de místico.

15 - Uma única consulta tem poder de resolver o problema?
Na hipnose clínica a solução dos problemas em uma única consulta de 1h ou 1h30min não é comum. Como tantas outras terapias, é preciso o tempo necessário para alcançar o resultado esperado. A técnica exige a entrega do paciente e confiança no profissional. É preciso atravessar etapas para que o processo surta efeito.

Tem sua dúvida? Entre em contato conosco.

Teremos muita alegria em ajudar no que for possível.

 

Visite também nosso blog: